EXPOSIÇÃO
Renascimento

O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli 1485-1486 | Têmpera
O Nascimento de Vênus, 1485-1486, de Sandro Botticelli, pintor italiano, foi feita a partir da técnica têmpera. Esta pintura mede cerca de 172,5 x 278,5 cm.
Esta obra faz parte de um conjunto com a tela de A Alegoria da Primavera, pintada entre 1477 e 1478. Tendo sido uma encomenda de Lorenzo di Pier Francesco, primo do influente Lourenço de Médici, o Magnífico.
A pintura procura captar a altura do nascimento da deusa, momento este que simboliza o surgimento dos ideais platônicos de beleza e de verdade. A deusa é colocada no centro desta composição sobre uma concha e, de modo a trazer a essência divina de Vênus, as ondas e dois personagens associados aos deuses do vento, empurram a deusa. Do outro lado surge Flora que procura cobrir a deusa com um longo manto.
Esta obra encontra-se inserida no movimento renascentista.

A Anunciação, Leonardo da Vinci e Andrea del Verrocchio 1472 | Óleo e Têmpera
A Anunciação, 1472, de Leonardo da Vinci e Andrea del Verrocchio, pintores italianos, foi feita utilizando tinta óleo e têmpera. Esta obra mede 98,4 x 217 cm.
Esta pintura, segundo o evangelho São Lucas, reproduz a cena da anunciação a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O cenário é um jardim fechado, denominado como hortus conclusus, representado a virgindade de Maria. O ramo que o Arcanjo carrega representa também a pureza da Virgem Maria. A imagem da mesma acaba por ter tudo que encarregue de representar uma figura ingênua e solene.
Esta pintura encaixa-se no movimento renascentista.

Pietà, Michelangelo 1498-1499 | Mármore
Pietà, 1498-1499, Michelangelo, pintor e escultor italiano, utilizou mármore como matéria-prima para esculpir esta obra. A escultura mede aproximadamente 147 x 195 cm.
Esta escultura representa a cena bíblica em que a Virgem Maria segura nos seus braços o seu filho, Jesus, que se encontra já sem vida.
Esta obra enquadra-se no movimento renascentista.
Barroco

Girl with a Pearl Earring, Johannes Vermeer 1665 | Óleo
Girl with a Pearl Earring, 1665, de Johannes Vermmer, um pintor holandês, utiliza o óleo como tinta. Esta pintura mede cerca de 44,5 x 39 cm.
Esta obra é uma das mais famosas do pintor que realça a figura de uma jovem com um ar sereno e doce, olhar castanho e um brinco de pérola, sendo o que mais se destaca na pintura.
Esta pintura encaixa-se no estilo barroco.

Duas Mulheres à Janela, Bartolomé Esteban Murillo 1655-1660 | Óleo
Duas Mulheres à Janela, 1655-1660, de Bartolomé Esteban Murillo, um pintor espanhol, elegeu o óleo como tinta. Esta pintura mede cerca de 125 x 104 cm.
Esta obra apresenta uma jovem apoiada no parapeito da janela, enquanto ao lado, surge uma mulher mais velha que esconde o rosto atrás de um pano e segura com a mão, tentando esconder o seu riso.
Esta obra encaixa-se no estilo barroco.

Apolo e Dafne, Gian Lorenzo Bernini 1622-1625 | Mármore
Apolo e Dafne, 1622-1625, de Gian Lorenzo Bernini, um escultor e pintor italiano, elegeu o mármore como matéria-prima para desenvolver esta estátua. A obra mede cerca de 243 cm.
Esta escultura representa Apolo e Dafne, ambas figuras mitológicas, deus e ninfa, respetivamente. O mito de Apolo e Dafne narra essencialmente a paixão do deus pela ninfa (tendo sido esta motivada pelo cupido). Esta obra marca especificamente o momento em que Apolo consegue finalmente tocar em Dafne e, esta pede ajuda ao seu pai que, acaba por a transformar num loureiro.
Esta obra pertence ao estilo barroco.
Romantismo

O Homem Desesperado, Gustave Courbet 1844-1845 | Óleo
O Homem Desesperado, 1844-1845, de Gustave Courbet, pintor francês, utilizou a tinta óleo para pintar este quadro. Esta pintura mede cerca de 45 x 55 cm.
Nesta obra está representado o próprio pintor que se encontra com uma expressão de pânico. Os olhos estão arregalados enquanto olham para o espectador, criando um certo impacto. O fundo castanho ajuda a focar na figura do pintor e, ainda, a sua proximidade, ajudam a causar um impacto maior.
Esta obra encaixa-se no romantismo.

O Beijo, Francesco Hayez 1859 | Óleo
O Beijo, 1859, de Francesco Hayez, pintor italiano, foi feita utilizando o óleo como tinta. Esta pintura mede cerca de 112 x 88 cm.
A obra expõe o beijo de um casal com roupas medievais inseridos dentro de um castelo. É dito que este quadro acaba por simbolizar, de certo modo, um evento político bastante importante entre a França e o Reino de Sardenha que levou à unificação de Itália. Uma pequena curiosidade sobre esta obra é que esta tem 3 versões: uma em que a mulher está vestida de azul e com um lenço branco caído no chão e o homem de verde e vermelho, noutra versão, a mulher vestida de branco e azul e o homem vestido de vermelho mais intenso e verde, a última é a exposta.
Esta obra faz parte do romantismo.

A Adoração dos Magos, Domingos Sequeira 1828 | Óleo
A Adoração dos Magos, 1828, de Domingos Sequeira, pintor português, utilizou inicialmente carvão e giz branco para o esboço desta pintura para, só depois, finalizar a obra com tinta óleo. Esta obra mede cerca de 98 x 136 cm.
A pintura narra o episódio da visita dos magos, como é referido no evangelho de Mateus. As figuras foram enriquecidas graças à imaginação, bem como algumas partes do episódio. Esta pintura apresenta cerca de 150 figuras em cena.
Esta obra pertence ao romantismo.
Impressionismo

Almoço na Relva, Claude Monet 1865-1866 | Óleo
Almoço na Relva, 1865-1866, de Claude Monet, pintor francês, utiliza a técnica de pintura óleo sobre tela. Esta pintura mede cerca de 2,08 x 2, 64 m.
Esta obra acaba por misturar a ousadia de antigo e moderno, de modo a conferir à vida boêmia contemporânea o contexto e a escala de arte clássica, tal levou a esta pintura a ser condenada pelos críticos quando foi exibida pela primeira vez.
A presença de uma mulher nua entre os dois homens vestidos, não acaba por ser justificada por motivos mitológicos e alegóricos, dando à pintura um sentido de estranheza.
Esta obra está inserida no movimento impressionista.

Almoço dos Barqueiros, Pierre Auguste Renoir 1880 | Óleo
Almoço dos Barqueiros, 1880, de Pierre Auguste Renoir, pintor francês, é uma das suas obras mais famosas. Esta pintura mede 129,9 x 172,7 cm e a técnica utilizada foi óleo sobre a tela.
Nesta obra é possível notar que Renoir captou desde as impressões mais privadas a pessoas barulhentas. Este quadro está inserido na "Maioson Founaise", um restaurante idílico localizado em Chatou no Sena, local onde os barqueiros e impressionistas da época gostavam de se encontrar.
Esta obra encaixa-se no movimento impressionista.

Nenúfares, Claude Monet 1914-1926 | Óleo
Nenúfares, 1914-1926, de Claude Monet, pintor francês, é uma série de aproximadamente 250 pinturas, utilizando a técnica óleo sobre tela.
Estas pinturas apresentam o jardim de Monet em Giverny, França, e foram o seu foco nos últimos anos de vida do mesmo.
Estas obras pertencem ao movimento impressionista.
Pós-impressionismo

A Noite Estrelada, Vincent Van Gogh 1889 | Óleo
A Noite Estrelada, 1889, de Vincent Van Gogh, pintor holandês, foi feita a partir da técnica, óleo sobre tela. Esta pintura mede cerca de 73 x 92 cm.
Apresenta uma paisagem noturna, destacando o céu e as estrelas. No plano de fundo é ainda possível observar ciprestes que, podem ser assemelhados a labaredas de fogo; montanhas e ainda uma aldeia repleta de casas.
Esta obra encaixa-se no movimento pós-impressionismo.

Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, Georges Seurat 1884-1886 | Pontilhismo e Óleo
Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, 1884-1886, de Georges Seurat, pintor francês, foi feita utilizando a técnica pontilhismo com óleo. Esta pintura mede cerca de 2,08 x 3,08 m.
Grande Jatte é uma das ilhotas que se encontra no meio do rio Sena e, esta apresenta uma localização privilegiada que permite visualizar de vários ângulos alguns bairros da cidade de Paris. Na época que esta obra foi desenvolvida, esta ilhota era uma área de lazer e bastante frequentada por pessoas de distintos grupos sociais. Era igualmente conhecido como local de prostituição.
As grandes dimensões desta obra e as poses rígidas das figuras humanas auxiliam a dar um ar monumental a uma cena do quotidiano burguês. Encontramos presentes nesta pintura, 48 pessoas, 3 cães, 1 macaco e 8 barcos.
Esta obra pertence ao movimento pós-impressionista.

Amendoeira em Flor, Vincent Van Gogh 1890 | Óleo
Amendoeira em Flor, 1890, de Vincent Van Gogh, pintor holandês, foi feita a partir da técnica, óleo sobre tela. Esta pintura mede cerca de 42 x 33,2 cm.
Apresenta galhos poderosos da amendoeira a florir, com um fundo turquesa que por sua vez simula o céu. Esta obra possui um frescor de vida nova em cada um dos galhos pintados e, ainda, uma ideia de renascimento, devido à árvore florida que anuncia o começo da primeira e início de uma nova vida. Uma pequena curiosidade é que esta pintura foi feita para o filho do irmão de Van Gogh que, havia nascido recentemente.
Esta obra pertence ao movimento pós-impressionista.